quinta-feira, novembro 11, 2004

Distinções...

Ora cá está, passado algum tempo, um novo post. A preguiça é um grande mal..

Mais uma vez vou dizer mal do nome do próprio blog.
É que há uma coisa que é frequentemente confundida e que leva a alguns equivocos.

A pergunta "porquê?" é sempre interessante mas tem um interesse um bocado limitado, permite-nos descobrir como é que as coisas acontecem ou como se justificam, mas esse conhecimento normalmente não nos leva muito longe, embora seja importante por uma questão de compreensão ou apenas de informação.

A pergunta "para quê?" é muito mais interessante e importante. Uma vez que é uma questão directa acerca do sentido pode assumir uma enorme importância. Quando colocamos esta questão estamos imediatamente a transpor a nossa atenção do passado para o futuro, ou seja, deixamos de querer saber apenas a explicação para os acontecimentos mas procuramos a razão pela qual eles acontecem. Se conseguirmos perceber sempre os objectivos dos acontecimentos (acreditando que existem) podemos deixar de olhar para eles por sectores divididos entre bons e maus. Porque na verdade a distinção que nós fazemos é apenas entre agradáveis e desagradaveis, porque bons todos são uma vez que nos induzem a atingir um objectivo.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

então afinal também tens um blog...embora ñ muito frequentado LOL!! Boa questão,nunca tinha pensado nas coisas dessa forma..mas acho que é umsa visão muito optimista,essa de tomar todos os acontecimentos como bons. Por vezes ñ temos poder de decisão sobre um acontecimento, e o que dele provem ( esse "atingir do objectivo") pode na verdade nunca ter sido desejado.

1:42 p.m.  

Enviar um comentário

<< Home